segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Corrida do Montepio

Ontem, dia 26, mais uma prova de 10 kms no meu calendário de final de 2014. Depois da Corrida do Sporting e da Corrida do Aeroporto, chegava agora a Corrida do Montepio. Três provas seguidas e devidamente planeadas.


Quando recomecei os treinos, em Julho, com outra planificação, cadência e moderação, tinha já como objectivo realizar estas provas. Enquanto que a Corrida do Sporting e a do Aeroporto não são propícias a bater recordes, com muitas subidas e descidas, já a Corrida do Montepio, com um percurso plano, potenciava melhorar a minha marca pessoal que ainda estava, desde Dezembro, nos 46:05.

Voltando um pouco atrás no tempo, tem sido uma "luta" feroz. Fui-me muito abaixo fisicamente depois da meia-maratona de Março, de tal forma que em Junho as pernas já não respondiam depois de 3/4 kms. Foi necessário reduzir a intensidade dos treinos, passar a correr acima dos 6 mns/km, apostando primeiro em distâncias curtas e depois em distâncias mais longas. A partir de Setembro, com 3 treinos por semana, sem falhar, e com 1 treino semanal de séries.

Agora, depois de 4 meses de treino, sinto-me novamente em forma e esta Corrida do Montepio era excelente para me colocar à prova. Vinha a pensar nisto há várias semanas quando, na 3ª feira passada, num acidente doméstico idiota, dou cabo de um dedo do pé. Vieram-me as lágrimas aos olhos! Senti logo que não podia treinar tão cedo e a corrida de Domingo poderia estar em causa. Tanto trabalho para depois não chegar lá!

Repousei toda a semana. Não corri. Andei o mínimo possível. Sábado decidi ir à Corrida e logo se veria. Domingo tinha o dedo quase totalmente cicatrizado. Por isso, lá fui em direcção ao Rossio, desta vez acompanhado pela Marta que foi à corrida dos 5 kms. Quando chegamos, reparei que me tinha esquecido de colocar o chip. Raios! Não iria ter a minha classificação controlada. Ora bolas, mais um contratempo!


Início da corrida. Arranco disparado. O início destas corridas é sempre complicado, com sucessivos sprints, fugindo aos corredores mais lentos, até conseguir entrar num "ritmo cruzeiro". Nesta prova, depois de 1 km já estava a correr normalmente. Já na semana passada, aos 3 kms ainda andava a tentar escapar a outros corredores.

Termino o 1º km abaixo dos 4 mns/km. Chego aos 3 kms de corrida abaixo dos 13 mns e muito bem fisicamente. Tinha feito 2 kms a 4:35 mns/km. Se mantivesse o ritmo - algo que sabia ser muito difícil - iria chegar muito perto ou mesmo bater o meu recorde. Mais 2 kms pela frente, chegando aos 5 kms um pouco acima dos 23 mns, tendo baixado o ritmo para 4.43 mns/km. Na minha cabeça, sabia que devia baixar ainda mais um pouco o ritmo entre os 5 e os 7 kms para ter fôlego e pernas para o final da prova. Assim fiz. Aos 7 kms, estava cansado mas consegui voltar a um ritmo de 4:45 mns/km até final.

No final, 10 kms percorridos a uma média de 4:40 mns/kms, ficando 50 segundos acima do meu recorde pessoal mas conseguindo, assim, a minha 2ª melhor marca pessoal. Cansado mas recompensado! Olhando para a classificação, teria ficado perto do lugar 750, o que em 4900 participantes é excelente! Por escalão, estaria perto do lugar 150 em 724 participantes.

Realmente, não há nada que o treino e a cabeça não possam fazer. Em Junho andava cansado, de rastos e a fazer 10 kms acima de 1 hora. Hoje volto outra vez a conseguir fazer as minhas provas entre os 47 e os 51 minutos. É continuar a treinar bem até final do ano. Tenho ainda mais 3 provas para competir. Veremos se em alguma delas consigo bater a minha marca pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário