sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Um filho e uma cerveja

Foi apresentado o Orçamento de Estado. Por causa da minha actividade profissional, tive de dar uma vista de olhos e vou lendo outras coisas. E é, também, um assunto que me interessa, nem que seja para tentar perceber onde posso pagar menos impostos.

Vejo que terminaram as despesas de educação. Para um Governo que iniciou uma importante discussão sobre o aumento da natalidade em Portugal, concluo que é bom ter filhos mas não para os pôr na escola. Aliás, as despesas com educação são colocadas num saco onde também vão caber o dinheiro gasto com telefones e as cervejas que compro no supermercado. Ah, é verdade, e a casa!

Este orçamento coloca os nossos filhos ao nível de uma garrafa de cerveja, de um pacote de bolachas, de uma embalagem de café ou mesmo de um sms. O dinheiro que investimos na sua educação é agora visto como um consumível, uma mensagem instantânea. Além disso, só podemos deduzir € 600 neste bolo de despesas familiares, quando antes só em educação, podíamos deduzir mais.

Dirão os defensores deste orçamento: o Governo dá um quociente familiar e dá vales educação. Posso estar a ver mal a coisa, mas acho que a maioria das famílias com filhos, que se preocupa com a sua educação e trabalha dia e noite para lhes poder dar a melhor educação possível, não está muito preocupada com quocientes e vales. Está preocupada com o dinheiro que tem na mão, todos os meses, e se chega para comprar material escolar e pagar as propinas. Nós, Pais, faz-nos falta é dinheiro para poder gastar no que realmente precisamos, não necessitamos de créditos, vales, cupões ou outras complicações.

Nós, Pais, ao investirmos na educação dos nossos filhos, estamos a investir no País. Recebemos em troca vales e quocientes. E nem escolas com vagas e capazes de receber as crianças temos. Este ano, então, nem sequer professores!

E depois, ainda por cima, ainda vêm colocar as culpas em cima de nós porque não gastamos nem consumimos o suficiente e isso não ajuda a Economia. Ora bolas, batatinhas para vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário