segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Corrida do Jamor 2014

Inscrevi-me na prova de 10 kms da Corrida do Jamor deste ano. Reparei que havia uma caminhada/prova de 3 kms e decidi inscrever a família toda (menos a Teresinha, claro está).

Confesso que a notícia não foi muito bem recebida pela Rita e pelo Zico que não mostraram grande interesse em participar. O Zico, então, ficou logo furioso! «A Mãe não corre nada e eu quero correr depressa e a Mãe não me deixa!», logo refilou. Assim, eu abdiquei de participar na minha prova de 10 kms para acompanhar o Zico na prova de 3 kms a um ritmo superior ao das meninas, que iriam mais atrás.

(Foto retirada da página de Facebook do site www.friends2run.pt)

Equipados a rigor, cada um com o seu dorsal, lá fomos para a corrida. A Rita logo tratou de transformar a sua t-shirt num kit altamente desenvolvido. Com uma tesoura, cortou a t-shirt e transformou-a por completo. Com os restos, fez uma gola para o pescoço e uma fita para o cabelo.

Arranca a prova. Início da corrida dentro do Estádio Nacional, dando uma volta à pista. Desde logo, eu e o Zico avançamos por entre os concorrentes que iam à nossa frente, inclusive os participantes dos 10 kms.

Eu seguia sempre à frente, para "desbravar o caminho", o Zico seguia as minhas pisadas.

Corremos sempre a um bom ritmo, por volta dos 6 mns/kms. Pelo caminho, ia perguntando ao Zico se estava cansado, respondia que não. 1º km feito nas calmas com parte do percurso a descer. Entramos no parque do Jamor.

Por entre poças de água, piso enlameado e outros participantes para ultrapassar, lá continuamos a nossa corrida. «Estás cansado, Zico? Podemos abrandar, se quiseres». Respondeu sempre que não. Nunca abrandou o ritmo.

(Fotos retirada da página de Facebook do site www.friends2run.pt)

Chegamos ao 2º km, falta apenas 1 e iniciamos uma subida num trilho, de volta ao Estádio Nacional. Abrandamos o ritmo, a subida era íngreme e o piso acidentado. Chegados lá acima, pergunto ao Zico: «Vamos acelerar agora até à meta?». Responde que sim. Só que a meta não era onde achávamos que era e à entrada do Estádio Nacional, havia ainda uma volta inteira a dar à pista. Cansado, o Zico pediu para abrandar, o que fizemos. Com mais calma, aceleramos só já nos últimos metros. Acho que fomos dos primeiros a chegar.

A prova, que afinal foi de 3,5 kms e não de 3 kms, terminámo-la em 20:33, com um ritmo médio de 05.53 mns/km.

As meninas chegavam uns 8 minutos depois, também elas "enganadas" com o local da chegada. Tiveram ainda de andar na pista para depois arrancarem em grande passada até à meta.

A Rita chegou primeiro, a Marta logo depois em cerca de 29 minutos de corrida. Parte do percurso foram a andar porque a Rita, não tendo treino, ora corre depressa, ora começa a andar de tão rapidamente ficar cansada.

As meninas também chegaram cansadas. A Rita logo avisou que não tinha gostado e que a experiência não era para repetir.

No final, fiz uns alongamentos ao Zico. Tinha ainda um torneio de futebol pela frente durante a tarde e já estava cansado e com dores nas pernas. Jogou 4 jogos do torneio, cansado e aflito das pernas. No final, já mal conseguia andar. Mas nunca desistiu, nunca esmoreceu, nunca se queixou. À noite, fiz-lhe umas massagens em casa. Hoje de manhã, ainda se ressentia do esforço.

Eu não sei como é que os outros Pais sentem os seus filhos, principalmente os rapazes. Para mim, o Zico é um verdadeiro companheiro: de bola, de Sporting, de treino, de playstation, de andebol, de conversas, de tristezas, de alegria. Agora, também, de corridas. Veremos até quando. O esforço foi tão grande que não sei se quererá repetir.

Sem comentários:

Enviar um comentário