quinta-feira, 20 de novembro de 2014

E tu, o que mudarias?

Já partilhei no facebook o texto que o Zico escreveu, num trabalho de Português, sobre o que mudaria no Mundo. Começava assim:

«No Mundo, eu mudaria o Benfica, o SLB passasse a ser o sítio da lixeira de Benfica para os sportinguistas ficarem mais contentes e os do Benfica no lixo.»

Ele escreveu isto da cabeça dele, não julguem que o influenciei! Apresentou-me o texto feito, nem sabia que tinha este trabalho para fazer. Mas na altura, o texto ficou assim porque tivemos de sair e teve de o deixar a meio.

No dia seguinte, terminou os trabalhos, tendo igualmente completado a sua redacção sobre o que mudaria no Mundo. Quando leu em voz alta, fiquei algo impressionado.

Para além da lixeira de Carnide, o Zico escrevia que, se pudesse, tornaria todas as escolas do País em escolas públicas, para que a Mãe e o Pai não gastassem tanto dinheiro com a escola dele e da irmã.

Achei fantástico que ele já entenda este conceito de público vs. privado. É verdade que falamos várias vezes sobre isso mas não deixa de ser curioso que uma criança de 7 anos tenha compreendido a diferença entre ambos.

Perguntei-lhe porquê. Porque achava ele que as escolas deveriam ser todas públicas? Respondeu-me que achava que gastávamos dinheiro a mais. Que tinha receio que o dinheiro acabasse. E depois? O que iríamos comer? Onde iríamos viver?

Claro está, tranquilizei-o. Não tinha de se preocupar com isso. Mesmo que o dinheiro acabasse, arranjávamos uma solução, desde que estivéssemos juntos e fossemos felizes. O Zico olha para mim, e diz: «Bolas! Agora vou ter de apagar tudo e escrever outra vez!». «NÃÃÃO Zico!!! Nunca! Fizeste tudo bem, não apagues uma linha que seja. Está fantástico!», respondi-lhe eu.

O Zico é uma criança curiosa. Joga à bola, faz asneiras, tem a cabeça no ar, ri, chora, faz birras. É uma criança como as outras. Mas tem um fundo doce, carinhoso e preocupado. Sem malícia. É atento aos pormenores da vida, da sua vida. Apreende os conceitos. E, pelos vistos, não esquece o que lhe ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário