sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As actividades desportivas

Esta semana foi um "lufa-lufa". Andei com os 2 mais velhos a experimentar algumas actividades desportivas para podermos escolher uma, em horários compatíveis para os dois. Escolher a actividade, trocar cartões de acesso ao ginásio, buscar os meninos à tarde, todos os dias. Ao mesmo tempo, eu próprio tenho de treinar, trabalhar... num dia, fui a correr até ao ginásio e voltei. Foi a única forma de encaixar as 2 coisas: o meu treino, e o treino deles!

A Rita já faz ginástica acrobática há 2 anos. O Zico jogou 2 anos de futebol. Este ano, optamos por mudar a actividade do Zico, para poder experimentar outras coisas. Sou eu também a convencer-me que há mais alguma coisa para além do futebol (duvido, mas enfim... lol). Mais a sério, é importante eles poderem experimentar desportos diferentes.


A Rita tinha a vontade de começar a competir, depois de 2 anos de formação. Nós, Pais, achamos que ela tem jeito para a coisa. Experimentamos 2 aulas diferentes. Em ambas, não foi aceite. Eu estava mais nervoso que ela, assisti às 2 aulas, uma delas que durou mais de 2 horas. Custou-me ver as limitações da Rita, perante outras ginastas bem mais apuradas. Só Mãezinhas à minha volta, umas um tanto histéricas a ver as filhas, também elas, a serem rejeitadas.

Num Clube de competição, percebo perfeitamente. Só podem competir as melhores. A verdade é que a Ritinha não é uma das melhores. Tem jeito, gosta e devemos incentivar esse gosto pela ginástica. Mas não chega para competir.

Ela reagiu bem, não se mostrou desiludida. Acho que, lá no fundo, também sente que não está preparada e é mais fácil optar pelo seguro. A Rita tem muito disto: raramente sai da sua zona de conforto. Por muito que puxemos por ela (mais a Marta, é verdade).

Já o Zico, este ano vai experimentar o judo. Combate, choque físico, não fugir às adversidades, não fugir ao confronto. É isso que procuramos para ele (mais eu, é verdade). Além disso, acho fundamental ele continuar a experimentar jogos de equipa com bola. É rapaz e isso faz-lhes falta.


Vai disto, experimentamos ontem o andebol do Sporting. Primeiro treino, primeiro contacto com a bola na mão, e não nos pés. Saber correr, saber driblar, rematar à baliza em suspensão. Ele divertiu-se!

Mas, sobretudo, lidar com um ambiente completamente diferente daquele a que está habituado. Clima diferente, pessoas diferentes de nós, com enquadramentos sociais completamente diferentes. Com o devido acompanhamento e supervisão, é capaz de correr bem. A ver vamos...

Sem comentários:

Enviar um comentário