quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Primeiro dia de escola

Iupi! Viva! Urra!

Conheço muitos pais que dão gritos de alegria pela escola recomeçar. É a volta à rotina, ao descanso, deixar de ter os filhos em cima.

Entendo perfeitamente esse sentimento. No entanto, acho que nunca o senti de forma tão aguda, tão acentuada. Nem depois de umas férias - sim, as férias para os Pais é uma coisa cansativa - nem num recomeço de aulas. Já me habituei aos recomeços, às paragens. Esta nossa opção de gestão familiar faz com que tenha de mudar rapidamente o "chip" e, se calhar por isso, já me habituei às mudanças de ritmo.

Engraçado é olhar para as reacções de cada um deles: a Ritinha, nuns nervos, desejosa de voltar. Voltar para a sua rotina, voltar para as amigas, voltar para as brincadeiras de escola, voltar para aprender. O Zico? Canta no carro, a caminho da escola: «É quase fim-de-semana, é quase fim-de-semana!». É tanta a vontade que só bufava no dia anterior: «Buf... amanhã já é dia de escola...».

Nestes reinícios, procuro estar mais disponível. Não chegar tão tarde a casa, não ter reuniões marcadas, acudir qualquer stress. Para eles, como era para mim quando era miúdo, estes recomeços são enervantes, excitantes, stressantes. Acho importante conseguir estar um pouco mais disponível para os ouvir contar as suas primeiras aventuras. Depois, tudo volta ao normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário