quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Entender o que é importante

Na 3ª feira, a Rita perdeu os cromos todos que tinha da caderneta da Violeta. Os que tinha para trocar, os que estavam já reservados para as amigas, os que tinha conseguido trocar e ia colar.

Realizou que os tinha perdido, à noite, antes de ir para a cama, quando a Marta chegou a casa. Chorou, chorou, como se o Mundo dela estivesse prestes a terminar. Na verdade, ter perdido aqueles cromos foi algo importante na vida da Rita, naquele dia. Acontecimento duro, triste, pesaroso. Depois de algum conforto, algum mimo, é questão de relevar o assunto.

A Rita ainda tinha esperança que tivesse deixado cair os cromos no meu carro. No dia seguinte, pediu-me para ir confirmar. Era 4ª feira, a Marta é que os levava à escola. Portanto, só ao final do dia é que a Rita saberia se os cromos estariam, ou não, no meu carro. Não estavam...

Comprei-lhe carteirinhas novas para atenuar aquela tristeza. Quando cheguei a casa ao fim da tarde, a primeira coisa que ela me perguntou foi pelos cromos: «Estavam no carro, Pai?». «Não, Rita», respondi eu.

Levei a mão ao bolso, tirei 5 carteirinhas que lhe tinha comprado, e dei-lhe. Ela fez um sorriso de orelha a orelha e abraçou-me. Consegui, assim, atenuar aquela tão grande tristeza.

Mas que interesse tem toda esta lenga-lenga destas tristezas que os nossos filhos recorrentemente têm? Simples.

Eu nunca teria tido esta atitude com o Zico. O Zico é irresponsável, distraído, perde sempre tudo. Na escola, no carro da Avó, nos treinos... em todo o lado! Por isso, nunca teria recompensado o Zico com carteirinhas novas. Antes, ter-lhe-ia dado mais um raspanete e um "banho de responsabilidade".

Às vezes, sou "acusado" de ter tratamento diferente para com os miúdos, sejam filhos, sejam sobrinhos. Respondo sempre que não é verdade. Não é verdade porque o amor é exactamente o mesmo. Dando um raspanete ou um mimo, o amor é exactamente o mesmo. Simplesmente, acho que cada um deles precisa de uma resposta diferente e de uma atitude diferente da minha parte.

Enquanto que a Rita é responsável, atenta, calma e, muitas vezes, aquilo que precisa é de um mimo, de um carinho, já o Zico é distraído, irresponsável e um verdadeiro "cabeça no ar", precisando é de alguma dose de responsabilidade.

Enquanto Pais, Tios, enfim, educadores, acho que é fundamental entendermos o que é importante na vida deles, o que eles dão valor, quais são as coisinhas pequenas que se tornam grandes na vida deles. Mas também é muito importante procurar perceber o que devemos nós dar em troca em determinados momentos. Uns precisarão que lhes passemos a mão pelo cabelo, outros se calhar precisarão de um belo raspanete.

Tenhamos nós essa capacidade de distinguir!

Sem comentários:

Enviar um comentário