sexta-feira, 21 de março de 2014

Todos devíamos ter um lugar assim

Acho que todos devíamos ter um lugar assim, como aquele que eu tenho.

É um lugar onde o tempo passa com o vento, não com as horas. O tempo é marcado pelas refeições, pelas conversas, pelas brincadeiras, pelos passeios. As horas pouco importam.

É um lugar onde o corpo chega, mas a cabeça ficou em Lisboa. Podemos libertar os pensamentos, ou não pensar mesmo em nada, ou pensar em uma coisa de cada vez.

É um lugar de pessoas. Genuínas, simpáticas, convidativas. Mas que não abusam, não enchem o teu espaço. Estão por lá, aparecem, convidam-te, recebem-te. As pessoas fazem os lugares e este meu lugar tem também boas pessoas.

É um lugar deserto. Sendo um lugar de pessoas e com pessoas, é estranho que seja deserto. Mas é. Mas é só deserto no som que nos invade o dia em Lisboa. Não há carros, não há gritos, não há buzinas, não há aviões. Há o chilrear dos pássaros, há o sopro do vento, há o som da chuva ou o esmagador silêncio do calor abrasador de Agosto.

É um lugar frio e quente. Frio no Inverno mas quente dentro de casa. Quente no Verão mas fresco na piscina.

É um lugar de cheiros e sabores. Come-se muito! Cozinha-se. Cheiram-se outros cheiros. Comem-se outras comidas.

É um lugar que nos devolve felicidade. A Teresa é muito feliz. Anda, corre, brinca, é livre! O Zico é muito feliz. Toma banho na piscina, joga à bola sem parar, brinca no parque. A Rita é muito feliz. Pode ver a sua televisão, pode ler, jogar jogos connosco. A Marta é muito feliz. Descansa. Relaxa. Lê. Come muito! Eu sou muito feliz, simplesmente porque este lugar faz-me muito feliz.

É um lugar que inspira a voltar. Custa ir, não custa nada a chegar, custa muito abandonar, só dá vontade de voltar.

É um lugar que desafia a ficar. Sempre que lá vou, acho que devo lá ficar. Para bem dos meninos, da Marta, de todos nós. Convida a assentar. Convida a ser saudável. Convida a ser simples. Convida a descomplicar. Convida a ser feliz. 

Este lugar é de muitos, mas é só meu. É só meu porque acho que só eu o sinto assim. Já só penso em lá voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário