sexta-feira, 27 de junho de 2014

O fim de um ciclo

A Rita termina hoje o seu 1º Ciclo Básico. É finalista. Termina também hoje um "ciclo" de 7 anos. Data importante e simbólica, quer para os meninos, quer para mim.

Em Setembro de 2007, a Ritinha entrava na escola pela primeira vez, perto de fazer 3 anos. Em Setembro de 2007, eu despedia-me da empresa onde trabalhava, entrava no ISCTE para fazer um Master e iniciava uma nova aventura. Tinhamo-nos preparado, nos 6 meses anteriores, para esta mudança.

Ainda me lembro muito bem daquele primeiro ano de escola da Ritinha. Como tinha tempo, às vezes ficava um pouco por lá, brincava com os miúdos. Lembro-me que um dia, educadamente, fui convidado a sair...

Passados 7 anos, muita coisa mudou, naturalmente. A Rita, aqui há dias, já chorava de nostalgia. Afinal, sempre é um longo período na sua vida, sempre junto dos mesmos amigos, as mesmas rotinas, as mesmas professoras, o mesmo ambiente contido, reservado, indicado para as crianças mais pequenas.

A partir de Setembro, um Mundo novo se abre à sua frente. A entrada numa nova escola, a descoberta de novos amigos, professores, espaços diferentes, outras rotinas. O Zico segue-lhe, também ele mudará de escola, para a mesma onde a Rita vai.

Vão os dois para o meu Colégio de sempre, o Sagrado Coração de Maria. Depois de muito pensarmos, de visitarmos Colégios, de ponderarmos prós e contras, lá decidimos pelo Sagrado. Vai ser uma mudança muito grande para 2 crianças que estão habituadas a um espaço pequeno e reservado. Só no 5º Ano, a Rita irá encontrar mais crianças que todas as que a sua escola agora tem.

Agora, férias. É aproveitar. Quando voltarmos, logo nos começamos a preparar para a mudança. Espero conseguir estar totalmente disponível, mental, física e temporalmente, para os acompanhar de início. Tento sempre reservar a 1ª quinzena de Setembro para poder estar mais perto deles. Tento nunca estar fora nem agendar reuniões para poder estar totalmente disponível. Mais do que nunca, este ano eles vão precisar.

Sem comentários:

Enviar um comentário