segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Parabéns Zicadas!

O nosso Zico faz hoje 8 anos! Oito maravilhosos anos de uma grande companhia que eu arranjei.

Francisco, de seu nome, foi a Rita, irmã mais velha, que o baptizou de Zico, tal como contei no ano passado.

Este é um dia sempre especial para o Zico. Ele vive 1 ano a pensar no seu dia de aniversário, no que pode fazer, quem vai convidar, onde vai ser a festa, que presentes quer. Vive intensamente o período de preparação: pensar no local da festa, fazer os convites com a Marta, escolher os amigos que quer convidar, listar os presentes que quer receber.

Este ano, claro está, não foi diferente e com alguma negociação, o Zico vai ter a festa que quer e gosta. Mas disso, darei conta depois do dia da festa...

O Zico é muito, muito especial. Na verdade, todos os meus 3 filhos são especiais, por razões diferentes. A Rita, mais velha, a primeira, menina, com quem conversei horas a fio; o Zico, primeiro rapaz, companheiro de bola e de treinos; a Teresa, mais bebé, refilona e impositiva, que me fez (re)lembrar o bom que é ser Pai. Mas voltemos ao Zico.

É, na verdade, um rapaz muito especial. Tem um coração doce, um fundo de manteiga, bem escondidos lá dentro daquele corpo franzino. Este último ano não foi fácil, fundamentalmente devido à mudança de escola. Tem sido valente, tem feito um esforço para se adaptar, para arranjar novos amigos, para se habituar a um novo espaço e novas pessoas. E isso fê-lo crescer. Cresceu muito este meu Zico. Um crescimento com dor mas também sem dor não tem piada, e acho mesmo que não existe!

Fico impressionado com a forma como chega a casa depois de ter aula de Educação Moral no Colégio. Fico impressionado com a forma como ele se impressiona com as histórias que houve, os vídeos que vê e com o que o Zé Pedro lhe relata de famílias com dificuldades, com bebés sem Pai nem Mãe, com pequenas histórias e contos da Bíblia. O Zico sente estas coisas, interioriza, aprende e cresce. Não esquece.

Fico impressionado com o debitar de matéria que o Zico apreende de imediato. Num dia aprende uma coisa nova, à noite, em casa, à mesa de jantar, é capaz de debitar tudo o que de novo aprendeu.

Fico impressionado com a sua tristeza. Muitas vezes, desde que chegou ao novo Colégio, já chorou. Várias vezes o encontrei a chorar no recreio. O Zico leva as coisas muito "a peito", teme que não gostem dele, que não queiram com ele brincar. O Zico não consegue relevar nada, tudo para ele conta, tudo para ele é importante.

Zico, filho, para o Pai és muito importante! E é, para mim, uma grande sorte poder ter a tua companhia todos os dias: de manhã, na ida para o Colégio; no fim-de-semana de Metro para o Estádio; ao Sábado de manhã, para os treinos de andebol; às 3ª feiras, de noite, mesmo à chuva, para os treinos de futebol; à noite, em casa, todos os dias. Acredita que és importante! És importante para mim, para a Mãe, para a Rita e para a Teresa. Tu importas nas nossas vidas.

Parabéns, Zico!

Sem comentários:

Enviar um comentário