quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A escolha das escolas

A Rita está a frequentar o 4º Ano e a escola onde estuda só lecciona até ao fim do 1º Ciclo. É, pois, hora de decidir que escola vai a Rita frequentar no próximo ano lectivo.

Desde há algum tempo que praticamente fechamos as nossas opções a 3 escolas. Ontem foi dia de visitar uma delas e de ter uma reunião com a Direcção. É o meu antigo Colégio e, por isso, foi um dia de fortes emoções e de grandes recordações. A Rita gostou do espaço, gostou das pessoas e pareceu-me ter saído de lá satisfeita.

Também por isto, a 4ª feira de ontem foi diferente e não pude ficar com a Teresinha. Ela foi dar cabo das costas da Avó porque só quer colo!

À parte o dia de ontem, nota-se perfeitamente que o stress e a ansiedade são grandes. A dúvida da escola para onde se vai, os exames que têm de ser feitos, o ser posto à prova... tudo isto preocupa a Rita. E a mim preocupa-me a forma como gerir toda esta ansiedade. Volta, não volta, lá vem a Rita perguntar para que escola vai, quando sabe, como vai funcionar. É o sair do casulo onde esteve guardada todos estes anos, e não é nada fácil.

Procuro sempre tranquilizá-la, explicar-lhe que ainda é cedo para decidir mas que as opções estão tomadas. Para uma escola é preciso fazer exames de admissão, para outra não. Mas tudo isto preocupa-a e sinto que é algo que diariamente se vive na escola com os colegas: a ansiedade da preparação para o exame.

Saibamos nós, a Marta e eu, gerir esta situação da forma mais pacífica possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário