segunda-feira, 4 de novembro de 2013

D. Filipa de Lencastre e seus 6 filhos

Domingo foi dia de estudar História com a Ritinha. A Marta, que não gosta nada, ficou com Estudo do Meio e chutou a História de Portugal para mim. Pus-me a ler os cadernos da Rita. Matéria: D. Fernando e D. João I.

A Rita leu tudo primeiro. Estudou e lá sabia algumas coisas. Eu pus-me a contar-lhe uma história da História que tinha lido. Procuro sempre "dourar a pílula", inventar algumas coisas para aquilo ter mais piada e prender mais a atenção da Rita. E sempre que posso cascar nos Espanhóis, casco!

Pelo meio, aparece a Ínclita Geração - epíteto dado aos 6 filhos de D. João I. Como explico à Rita esta coisa da Ínclita Geração?! Vai disto, e lembrei-me: «Rita, tem de entender uma coisa. Naquela altura, a Corte Portuguesa não tinha maneiras nenhumas. Ninguém sabia comer à mesa, cheiravam todos mal, ninguém tomava banho. Aparece uma Rainha Inglesa - a D. Filipa de Lencastre - com maneiras, a falar bem, com cultura, e a educar os seus filhos dessa forma e com um propósito na vida. Por isso, chama-se Ínclita Geração, porque lhes foi dada elevada educação e todos tinham um objectivo bem definido nas suas vidas. Foram educados para isso.»


Pergunta a Rita: «Oh Pai, e os filhos do D. João I, sabiam comer à mesa?». «Claro!», respondi eu. «E o D. João I, também aprendeu a comer à mesa?». Foi aqui que percebi que talvez tivesse exagerado, o foco da conversa já tinha mudado. Mas pelo menos prendi-lhe a atenção com esta conversa.

Depois, lembrei-me de uma cena hilariante da série dos The Tudors, em que a irmã de Henrique VIII chega à Corte Portuguesa para casar com o Rei Português. Mostrei-lhe a cena para ela ver como na Corte se vestia mal, os Portugueses com barba e bigode, feios, o Rei Português velho decrépito! E a irmã do Henrique VIII a desmaiar com toda aquela cena!

O único "problema" no meio disto tudo é que Henrique VIII reina mais de 100 anos depois de D. João I, e o tal Rei que aparece na cena talvez seja D. João III - estive a rever textos desta série e a cena em causa, ao que parece, é um erro histórico, totalmente romanceado.

Uma mentirinha de nada... a Rita achou imensa piada à suposta D. Filipa de Lencastre a chegar à Corte Portuguesa e a desmaiar perante tanto mau cheiro e tanto mau gosto a vestir! Espero é não vir a ter nenhum recado da Professa a perguntar-me sobre vestes e maus cheiros na Corte Portuguesa...

Sem comentários:

Enviar um comentário