segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Abrandar o ritmo

Li na íntegra esta entrevista com Catarina Portas. Apesar de não partilhar de muitas das suas ideias nem me rever sequer no seu posicionamento político-ideológico, tendo a concordar com muitas coisas que diz. Sobretudo, revejo-me na sua intrínseca característica do receio de crescer.

Acho sinceramente que o Mundo teria muito a ganhar com uma multiplicidade de pequenos negócios, ao invés do crescimento desmesurado de muitos deles que, maior parte das vezes, são feitos à custa de dívida insustentável. Há já muito tempo que defendo que o Mundo deveria dar uns passos atrás e começar a caminhar mais lentamente. Isso implicaria todos perdermos um pouco do que temos - todos sem excepção e não apenas alguns.

Mas o que tem isto a ver com as minhas 4ª feiras? Tudo! Lá por casa, conversamos várias vezes sobre uma certa info-exclusão dos miúdos, sobretudo da Rita que já tem 9 anos. Não mexem na net, não têm facebook, não tem telemóvel, i-pod... nada! Vemos outras crianças da mesma idade com conversas mais desenvolvidas e mais conhecedoras de muitas destas realidades que nos rodeia. Têm facebook, têm smartphones, amigos na net, etc. A Rita, não. E eu acho bem e sinto-me confortável com isso. Acho que não perdem nada em não saber determinadas coisas, em não conhecer determinados assuntos. Terão tempo para isso.

A verdade é que com toda esta pressa que o Mundo leva, achamos que devemos aprender e apreender coisas mais cedo, mais depressa. E eu acho que fazia alguma falta levar as coisas mais devagar... cada vez mais gosto de ter uma certa "ignorância" e desconhecimento de algumas coisas que se vão passando. Sempre me sinto um pouco mais saudável e não acho que perca tanta coisa quanto isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário