segunda-feira, 5 de maio de 2014

Farol à vista!

Foi ontem que se realizou a Corrida dos Faróis. Foi com muito gosto que participei na prova dos 10 kms em representação do INDEG, a Instituição na qual tirei 2 masters e da qual gosto bastante. Desta vez, e em jeito de estreia, a Marta acompanhou-me e participou na caminhada de 5 kms. Bela estreia a da Marta que conseguiu correr o tempo todo!

Depois da meia-maratona de Lisboa e das mazelas sofridas, e da Corrida do Destak do ano passado, em Setembro, debaixo de um calor intenso e ainda mal preparado, voltei à competição e à Marginal, mas desta vez um pouco mais prevenido. Nessa corrida, fiz os 10 kms em quase 56 minutos tendo ficado no lugar 1.288º, para além de ter chegado ao fim completamente de rastos! Uma má prova mas uma óptima experiência para conhecer o terreno e perceber os erros cometidos.

Ontem, iniciei a corrida a um bom ritmo, aquele que pretendia, a rondar os 4:30, 4:40 mns/km. Restava saber se iria aguentar o ritmo. Tenho vindo a treinar para conseguir correr sustentadamente abaixo dos 5 mns/km e os treinos mais recentes têm corrido bem.

Correr na marginal, no dia mais quente do ano, realmente não é fácil. Parece que não, mas o percurso tem ainda algumas subidas, sendo que o "1º prémio de montanha" vai claramente para a subida em direcção ao Sana Estoril Hotel, antes de iniciar a descida para o Tamariz. Por isso, procurei resguardar-me mais nas subidas para conseguir fazer uma prova sem sobressaltos.

No final, uma média aceitável de 5:02 mn/km e um honroso 36º lugar no meu escalão, e um 167º na geral, significando ficar, mais ou menos, nos 25% primeiros. Não me parece mal!

Uma nota para a organização: foram os 10 kms mais mal medidos que vi em toda a minha vida! O meu dispositivo móvel contou apenas 9,12 Kms e em conversa com outros participantes, percebi que os deles apontava para valores pouco acima dos 9 kms. Lamentável!

Sem comentários:

Enviar um comentário