quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Não sei se estou preparado para... ser Pai!

Ontem concluí que, até agora, ser Pai é muito fácil! Acordar de noite, dormir pouco, mudar fraldas, brincar, dar banho, dar de comer, passear, jogar, ajudar nos estudos, dar ralhetes... tudo isto é muito fácil!

Mas ontem, pela primeira vez, duvidei da minha capacidade de ser Pai. Os meninos começam a crescer e as suas dúvidas, dilemas, ansiedades, vergonhas, mudam. A Rita está mais "entregue" à Marta e tudo isso me passa um pouco ao lado, no sentido que as perguntas que tenha não são feitas directamente a mim. A Marta vai-me contando, claro está, mas as respostas ficam para ela.

O Zico, ontem, tinha um enorme segredo para me contar. Como é um enorme segredo, obviamente não o vou aqui divulgar porque respeito esse mesmo segredo e o desejo do Zico não querer que se saiba. Estava com muita vergonha de contar mas, depois de alguma insistência da minha parte... lá contou! E depois de me contar, confesso que fiquei um pouco atrapalhado pela novidade da questão e da conversa. É que não tinha nada a ver com tudo o que falamos até ontem!

Isto levou-me a questionar se realmente estarei preparado para ser Pai. Teremos nós resposta para tudo? Àquelas perguntas insistentes, de seguida, colocadas de metralhadora quando começam a pensar mais e a ter dúvidas sobre tudo; às perguntas mais ligadas à adolescência; às questões sobre o próprio corpo e a tudo o mais que se segue até... morrermos.

É que, na realidade, as perguntas, dúvidas não vão acabar. O nosso papel de Pai nunca ficará concluído. As nossas preocupações sempre existirão e acho que nunca viveremos realmente "descansados", por muita confiança que tenhamos neles. Por isso, isto de ser Pai é uma constante aprendizagem e, na realidade, as nossas dúvidas provavelmente nunca terminarão.

Sem comentários:

Enviar um comentário