quarta-feira, 16 de outubro de 2013

As ementas da semana

Normalmente, ao Sábado de manhã faço a lista das compras para a semana toda e vou ao Pingo Doce mesmo ali ao lado de casa. Durante muito tempo fazia as compras pelo Continente Online mas a questão da proximidade começou a ser mais importante que a facilidade e a quantidade de compras, pelo que mudei. Na prática, vou todos os dias ao supermercado, nem que seja para comprar apenas o pão, ao final do dia, para o pequeno-almoço do dia seguinte.

As compras feitas ao Sábado implicam, logo nesse dia, pensar na ementa da semana toda. É importante, para mim, ter isso bem planeado para depois, durante a semana, não estar tão preocupado com o que os meninos comem e se falta alguma coisa na despensa.

Lá em casa fazemos por todos comerem tudo e todos comerem o mesmo. Não há pratos especiais para ninguém, salvo algumas 6ª feiras que às vezes tento fazer alguma coisa diferente ou especial, quer para a Rita e o Zico, quer para a Marta e para mim. Aos fins-de-semana cozinho eu e vou planeando semana a semana, consoante o que mais me apetece fazer.

A ementa para toda a semana é colocada na porta do frigorífico. Assim, é fácil para a empregada: chega de manhã, vê o que é para cozinhar, tira o que tem a tirar do congelador e cozinha. Se tem dúvidas, liga-me. Se é algum prato novo ou alguma coisa em especial, explico-lhe de manhã antes de sair.

Esta preparação da semana, ao Sábado, é ultra-importante para o nosso equilíbrio familiar e para o meu descanso mental durante a semana, podendo assim concentrar-me no trabalho. Mas dá-me cabo da cabeça! Chego a um ponto que já não sei mais o que cozinhar e já vomito o frango assado, a bolonhesa, as almôndegas e tudo o mais!

Durante muitos meses, aqui há uns anos, subscrevia uma revista de culinária. Todas as semanas recebia um exemplar que folheava atentamente e marcava com um post-it as receitas que seriam fazíveis para o dia-a-dia. Ainda as tenho lá todas, já pouco lhes ligo. Hoje em dia, é mais com o i-pad, procurando apps de culinária para ter novas ideias. Mas começam a escassear...

No menu do blog, verão um separador da "Ementa da Semana". Aí, procurarei colocar semanalmente a nossa ementa semanal mas todos estão convidados a participar a dar-me ideias para a nossa comida semanal lá de casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário