segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As semanadas

Aqui há dias, em troca de mensagens com a minha Prima Alexandra, falamos nas semanadas. Lá em casa, damos semanadas, desde cedo.

Lembro-me que tudo começou, mais ou menos, num dia em que eles me pediram uma guloseima ou um brinquedo qualquer do Pingo Doce. Em vez de lhes comprar, dei-lhes dinheiro e levei-os comigo às compras. O Zico acho que tinha 1 euro, ou assim, a Rita talvez tivesse um pouco mais.

O Zico entendeu rapidamente o conceito. Escolheu uma porcaria qualquer que custava quase 1 euro e percebeu que ficaria sem dinheiro quase nenhum. Não comprou. Foi escolher outra coisa mais barata e que também queria e gostava.

A Rita, igualmente. Olhou, ponderou e comprou umas guloseimas em promoção (género, leve 3 pague 2), ficou toda contente e ainda lhe sobrou algum dinheiro.

A partir daí, começamos a dar à Rita 1 euro por semana. Mais tarde, quando o Zico cresceu, começamos a dar-lhe 50 cêntimos. Ainda hoje são estas as semanadas que lhes damos. As Avós e as Tias-Avós, de quando em vez, dão-lhes algum dinheiro, que eles guardam. Não é pelo valor que recebem, porque muito pouco compram eles com este dinheiro, é sobretudo pelo significado.

Estes são os nossos objectivos com as semanadas: aprenderem o que custa cada coisa que querem, pouparem, saberem contar o dinheiro, serem responsáveis pelo seu dinheiro.

E acho que tem resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário