sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Personalidades

Os nossos 3 filhos têm personalidades muito diferentes: a Rita mais introvertida, envergonhada, menos expansiva; o Zico mais conversador (fala que não pára!), extrovertido, dinâmico, criativo; a Teresinha, apesar de ainda ser cedo, diria que é muito, mas mesmo muito refilona!

Pela forma de ser deles, um ganha numa coisa, outro ganha noutra. A Rita, mais crescida, está cada vez mais ponderada nas escolhas, afável no trato com os outros, toma decisões correctas e equilibradas. Consigo confiar cada vez mais nela. O Zico, mais novo, brincalhão, distraído, ainda não consegue medir determinadas atitudes que tem.

A Rita pede pouco, o Zico está sempre a pedir tudo! Arrisca mais. É natural que receba mais que a Rita, principalmente se me apanha bem disposto, leva o que quer. A Rita pede menos vezes, leva menos também.

Relacionado com este tema, aqui há dias, num Domingo, almoçávamos os 5 em casa, sentados à mesa. Toca o meu telefone, número desconhecido, atendi: «Estou, é a Mãe do Zico?», ao que respondo, «Não, é o Pai...». Enfim, deve ser da minha voz esganiçada, confundem-me com a Marta ao telefone... adiante.

Era a Mãe de um amigo do Zico a convidá-lo para ir brincar nesse dia à tarde. O Zico, em pulgas, saltava da cadeira e perguntava: «Quem era, quem era?». «A Mãe do Guilherme, pergunta se queres lá ir brincar», respondo eu. «Já sabia!», diz ele. «Eu pedi ao Guilherme para me convidar, ele tem uma playstation!»

A lata do miúdo! Sabe que o amigo tem playstation - nós não temos, e será tema do próximo post - e convence-o a ir lá brincar. Já 2 dias antes, tinha recebido um convite de outro amigo para ficar a dormir no fim-de-semana.

Passam alguns dias. A Marta chega a casa ao final do dia, estamos todos juntos na sala, já jantados e de banho tomado. «Não consigo gerir a popularidade do teu filho!», diz ela. «Recebeu mais um convite para ir brincar a casa de um amigo!».

«ZICO!!!!», grito eu! «A quem andas a pedir para ir brincar?!». «Só ao Guilherme, juro Pai!». «ZICO!!!». «Pronto, talvez também ao Tato... e o Francisco... e ao Tobias... É que o Francisco» - o que acabava de o convidar - «tem o filme da Narnia que eu quero ver!»

Que o miúdo tem lata, isso tem! E muitas vezes sai a ganhar com isso. Às vezes é bom sermos assim: desenrascados, sem medo de pedir, pode ser que saiamos a ganhar! E a verdade é que ele jogou playstation e viu o filme que queria ver! No harm done!

Sem comentários:

Enviar um comentário